Foi lançado o Relatório Geração Brasil 2023 que trata das condições de infraestrutura escolar das crianças e adolescentes brasileiros que estudam em escolas públicas e privadas.
É o segundo ano que o CIEPP divulga este documento enquanto contribuição para o debate público sobre educação e no cumprimento de sua missão institucional.
O professor Jhonatan Almada, diretor do CIEPP e autor do Relatório, afirmou que uma "criança brasileira de 6 anos que começou a estudar no ensino fundamental da escola pública em 2023 não encontrou as condições básicas de infraestrutura escolar para seu pleno desenvolvimento. Temos muito ainda que avançar na qualidade e na garantia do direito à educação".
A infraestrutura escolar é uma das dimensões da qualidade quase sempre relegada. A escola que se apresenta como de qualidade por vezes não diversifica os espaços e as oportunidades educacionais aos seus estudantes, comprometendo suas potencialidades e limitando suas possibilidades.
A frase de abertura do Relatório é a de Anísio Teixeira “O mais alarmante e o mais constante dos novos problemas escolares é o do prédio, base física e preliminar para o programa educacional projetado”.
O relatório pode ser acessado na aba de publicações do site do CIEPP ou baixado clicando neste link.